Livro: Ideia à finalização

Patrícia Guerra • 20 de setembro de 2022
Mão segurando caneta enquanto escreve em uma folha

 Para levar um livro da ideia à finalização, vencemos muitos obstáculos, criados, muitas vezes, por nós mesmos. Sabe quando você olha o espaço em branco, ele te olha de volta e você se pergunta: De onde vêm as ideias? Só quero uma ideiazinha...


 Pois é, estes momentos dolorosos sempre vão existir e não há uma fórmula mágica para se livrar do bloqueio criativo. Tudo depende de nós, do quanto estamos nos pressionando a fazer algo e às vezes precisamos de um pouco mais de tempo descansando, ou o contrário, precisamos de mais treino de escrita, leitura, e por aí vai.


 Na prática, ter uma ideia se resume a uma frase, uma cena, um título, ou qualquer coisinha que possa ser um livro, surgindo em sua mente, e você correndo para anotar.


 Escrita: Roteiro e rotina

 Mas você já tem a ideia, e agora? Como fazer isso virar um livro?


 Existem muitas formas de se organizar na escrita, mas o que mais se destaca é a criação de uma rotina que te deixe confortável. Se você consegue estipular dias certos para escrever, ótimo; se só consegue escrever quando tem um tempinho livre, ótimo também. Desde que consiga uma frequência de escrita que te deixe satisfeito e o mantenha dentro da história. Afinal, se perder o ritmo, vai se distanciar da história e da linha de raciocínio de quando a desenvolve.


 Roteiro

 Assim, pensando na estrutura de “início, meio e fim” que se faz presente em todos os níveis da história (no livro, no capítulo, no parágrafo...), em algum momento, será preciso organizar a forma que se acrescenta o conteúdo, para que não fique com perguntas sem respostas, ou ações desnecessárias. 


 Então confira um exemplo de roteiro: Crie uma ideia central; desenvolva sua ideia em 5 frases que sigam início, meio e fim; daí em diante, escolha se desenvolve cada frase como partes da história e depois em capítulos, ou se primeiro as separa em capítulos e depois escreve o que pré-definiu para cada capítulo. Inclusive, uma ajuda para esse roteiro é a ficha de personagem, onde estão as informações detalhadas de cada personagem, como um guia para que não fuja das personalidades e histórias deles.


 Revisão

 Antes, durante ou depois? Qual é o melhor momento para revisar o seu livro, e como saber quando parar?


 A teoria é mais simples do que o sentimento que vem na prática. Enquanto formula a ideia, é natural que vá aparando as arestas e a deixando coerente. Porém, ao escrever, nós fluímos com a história e nos perdemos vez ou outra, além de percebermos mais pontos a serem melhorados. 


 Para simplificar, a revisão pode ser uma pequena releitura dos capítulos mais próximos a cada vez que for continuar a escrita; ou uma releitura de todo o texto produzido a cada vez; ou, ainda, somente quando terminar a escrita do livro. O importante é que você se sinta confortável, e não pressionado por corrigir cada erro, consequentemente, sem conseguir avançar na escrita.


 Ainda que não haja erros ortográficos a serem corrigidos, sempre conseguimos encontrar palavras a serem modificadas, cenas para desenvolver melhor, pontos a falar de uma forma diferente... Sua história pode ser contada em uma infinidade de formas diferentes, mas foque em como você contaria. Os seus leitores vão gostar mais do seu jeito de contar a história se for natural, e natural não é perfeito.


 Está pronto, e agora?

 Bom, primeiro, se parabenize por ter vencido todas estas etapas.


 Então comece a pensar na sinopse, editoras que publicam o gênero que escreveu (atenção: a editora Baruch publica todos os gêneros e está recebendo originais), carta de apresentação, biografia, cronograma de publicação e por aí vai. Daqui para a frente, você se joga no mercado e persiste em seus sonhos, conhecendo seus leitores e aprendendo com eles também.

Por Wendel Bernardes 11 de abril de 2023
Na contramão do mercado, autor vai às ruas buscar seu público e gera novas experiências de vida
livros abertos e uma xícara de café no meio deles
Por Patrícia Guerra 20 de fevereiro de 2023
Escrever, a cada dia, torna-se mais sobre transformar, representar e discutir temas delicados, tabus, da nossa sociedade. Vem ver um pouco sobre essa nova forma que é mais que uma simples moda e pode realmente ajudar outras pessoas.
texto escrito estante literária
Por Patrícia Guerra 20 de novembro de 2022
J. P. L. Carmo é o primeiro ganhador do Estante Literária com seu conto "O anoitecer requer degraus", acesse e confira a sensibilidade da escrita do autor
Pilha de livros abertos
Por Patrícia Guerra 3 de setembro de 2022
Se você tem um original pronto, na gaveta ou nas suas ideias, venha ver dicas de como construir sua relação com o mercado editorial e os seus leitores.
Por Gisele Taboada 17 de junho de 2022
A primeira antologia da Editora Baruch já tem time de autores definido e processo editorial em fase avançada. No final da semana passada, com grande alegria, anunciamos os autores selecionados para a Antologia “Mar Infinito” na nossa página do Instagram. Foram muitas inscrições que dificultaram nossa escolha, tamanho talento e criatividade presente em cada uma. A todos os inscritos, registramos mais uma vez nosso agradecimento. Essa é apenas a primeira antologia a ser lançada pela Editora Baruch. Virão ainda muitas outras e já temos projetos no nosso forno editorial, mas agora não é hora de adiantarmos as futuras novidades, autores terão que aguardar um pouquinho enquanto os leitores se deliciam com “Mar Infinito”. Agradecemos a todos os autores que embarcam conosco nessa viagem, abrilhantando cada página com suas palavras e pensamentos. Reforçamos que a obra já se encontra em processo editorial e já temos data marcada para a pré-venda de lançamento que começará no dia 10 de julho. Esperamos todos nesta viagem. 
Por Gisele Taboada 2 de junho de 2022
Se você procura uma programação diferente e, de quebra, apresentar às crianças um livro educativo, divertido e lindo de viver, este artigo tem a solução para o seu final de semana. A escritora e artista plástica Nane Anders lança seu primeiro livro infantil “ABC Infantil Santista” em evento que ocorrerá neste sábado e domingo. A obra é completamente ilustrada pela artista que compôs os textos em versos apresentando pontos turísticos e seu amor pela cidade. Os pequenos ainda poderão adquirir adesivos e um mapa que mostra todos os locais do livro para brincar, conhecer e combinar novos passeios com a família. Se você é de Santos ou gosta de fazer aquele passeio bacana de final de semana, não deixe de comparecer ao evento que acontecerá dias 04 e 05 de junho, das 14 às 21h na Feira “O Coletivo”, Avenida Ana Costa, 442, 3º piso. Sabemos em primeira mão que a autora tem preparado muitas surpresas regadas de carinho. Está tudo lindo esperando por você. Depois, mande notícias contando como foi, certo?
Por Gisele Taboada 27 de maio de 2022
O evento de lançamento do livro “Maturidade Humana”, de Diogo Rogério, acontecerá amanhã, às 16h, na Livraria Imperatriz, unidade Shopping Difusora em Caruaru. O autor é psicólogo e professor, escreveu a obra com muito carinho e espera auxiliar no processo de amadurecimento e autoconhecimento do leitor. Haverá sessão de autógrafos e conversa com Diogo Rogério. Ficamos sabendo que também acontecerá um especial de canto e violão, portanto, se você está na região, não perca.
Por Gisele Taboada 24 de maio de 2022
Um novo marco literário na história da Baruch
Mais Posts
Share by: