Quando você se propõe a escrever um livro, hoje em dia, o leitor está muito antenado na abordagem de temas relevantes, em como o livro ultrapassa o simples contar histórias e traz reflexões sociais. Mas, geralmente, o que vem primeiro à mente é qual é a história que seu livro vai contar.
Nesse sentido, vamos ver os temas que costumamos encontrar, os assuntos mais procurados e como se adaptar a essas novas procuras:
Os ditos temas relevantes estão nas histórias que trazem uma crítica – contra o machismo, o preconceito racial, entre outros – e/ou reflexão através de comportamentos e realidades nas quais os personagens vivem.
Estes livros se voltam às minorias e procuram representá-las com normalidade para desconstruir a opressão que as mesmas sofrem na realidade do próprio leitor.
Aqui encontramos obras focadas nas aventuras dos personagens, sem a preocupação clara por representatividade que encontramos nos “temas relevantes”. Mas cada geração escolhe o que busca consumir, e isso serve – e muito! – para a leitura. Então, o que mais encontramos é uma busca por absorver algo além de “uma história bonita”, algo que traga alguma reflexão atemporal.
O que vemos, até mesmo nos grandes escritores da literatura brasileira – à frente de seus tempos -, é uma busca por levar o leitor para dentro da realidade que o mesmo busca evitar, para que essa distância seja socialmente quebrada.
Mas o que um escritor precisa fazer para encaixar suas ideias com a “demanda” de seus leitores?
Bom, você vive ou, pelo menos, conhece, todas as questões sociais que afligem a nossa sociedade e trazer essa abordagem para a sua obra a torna verossímil, sensível. Se você cria personagens e eles se relacionam, precisará se inspirar no que você vê, conhece, sente, e esse é um processo natural.
Mas, com isso, é sempre bom lembrar: As palavras mudam vidas, aquilo que você escolher colocar no papel será muito mais do que uma “história boba”, vai transformar a realidade, a crença, de alguém.
Todo cuidado e atenção aos seus posicionamentos, para que suas histórias criem mundos mais belos, ao invés de destruir os que mal existem.
I CONCURSO LITERÁRIO
O primeiro passo para conquistar seus sonhos é acreditar que eles são possíveis.
Então, se você é maior de 18 anos, tem sua obra completa e com os direitos autorais livres, participe da oportunidade de publicar sem custos!
Todos os gêneros são bem-vindos, assim como serão analisados e receberão nosso feedback.