Quando amamos escrever, criamos um ideal de “publicação dos sonhos” para cada palavra que juntamos. Porém, não precisa ser uma meta tão distante. Sabe aquele livro guardado na gaveta há um tempão? Hoje em dia é muito fácil de publicar, em poucos minutos você consegue. Vai lá. Se joga.
Mas, se o que procura é mais do que um livro publicado, então continue lendo, porque o processo de publicação vai além de deixar seu produto disponível no mercado. É uma conexão com seus leitores, e uma construção de quem você é e quer ser como autor.
Leitores e parceiros
Aqui começa um laço que, com tempo e carinho, dura a vida toda. E além. Mas como conquistar leitores e parceiros para trocar alegrias, te incentivar e ajudar a divulgar suas obras?
Bom, a vida acontece na internet, nas redes sociais. Comece por aí, entenda os algoritmos e como usá-los a seu favor, e alcance milhões de pessoas que podem se tornar parte da sua rede criativa.
Aqui então, os segredos são:
Mas, claro, se surgir a chance de falar pessoalmente sobre seu livro, agarre. Afinal, embora as palavras transmitam nossa mensagem, nada se compara ao brilho no olho, sorriso emocionado e pele arrepiada de quem fala sobre sua paixão.
Formas de publicar
Autopublicação
São muitas as formas de se jogar no mercado por conta própria, como no uso de plataformas como Clube de Autores, UICLAP, Amazon, entre outros, que fazem a impressão e entrega. Contudo, a autopublicação limita o autor a o que ele conhece e entende, levando-o mais a aprender na prática. O que é bom, se o mesmo está antenado no uso das redes e cronogramas de lançamento para aumentar o engajamento com seu público-alvo.
Editoras / Prestadoras de serviços
Já neste caso, o autor consegue colocar seu livro em uma livraria, por ter o selo editorial. Além disso, existem opções com e sem custo para publicar suas obras, como a publicação independente, na qual a editora faz todo o processo de preparação dos livros e os envia ao autor para que este venda como preferir; ou, ainda, a tão sonhada publicação tradicional, onde o autor não arca com nenhum custo referente a seu livro.
Mas, ao procurar uma editora para colocar sua obra, confira se o gênero que pretende publicar condiz com o que a editora procura e publica. Assim evita perda de tempo e frustrações.
Inclusive, a Editora Baruch trabalha com todos os gêneros e está com um concurso literário para publicação tradicional a caminho, então fique de olho e agarre sua chance!
Cronograma de lançamento
Se você já andou pesquisando “formas de lançar um livro e fazer sucesso” por aí, já ouviu falar em “cronograma de lançamento”. Mas o que é isso na prática?
Para o lançamento de uma obra, alguns passos precisam ser seguidos, dentre eles: Preparação da obra, decisões finais sobre o livro, abertura de formulário para parcerias, pequenos spoilers nas redes sociais e o lançamento em si.
Esses passos são uma fórmula básica do preparo de um lançamento e podem ser somados a eventos, como tarde de autógrafos, entrevistas, entre outros. O que vale ressaltar é a organização, pois imprevistos acontecem, mas é importante reduzi-los ao mínimo para que o lançamento não fuja tanto das expectativas que por ventura você crie.
Persista!
Ser autor é um caminho solitário, preenchido apenas pela imensidão que brilha invisível em nossas mentes. E trazer cor a toda essa imensidão é uma tarefa longa e de equipe.
Persista nos seus sonhos, alcance sua meta todos os dias em sua mente. Porque, se você pode dar vida às suas histórias, também o pode com seus sonhos.
I CONCURSO LITERÁRIO
O primeiro passo para conquistar seus sonhos é acreditar que eles são possíveis.
Então, se você é maior de 18 anos, tem sua obra completa e com os direitos autorais livres, participe da oportunidade de publicar sem custos!
Todos os gêneros são bem-vindos, assim como serão analisados e receberão nosso feedback.